Buscar
  • PEDRO REZENDE

Ketlog, Programa Motorista Responsa

Atualizado: 3 de dez. de 2019

Resultados nas estradas e nas finanças.


Motoristas mais "responsas" trazem mais resultados!

O mercado de logística rodoviária no Brasil é extremamente competitivo. O cenário é composto por empresas de diversos portes e tarifas o que faz com que as margens fiquem cada vez mais apertadas para as companhias que ainda sofrem com as oscilações do preço do barril internacionalmente. Realmente não é um mercado para amadores.

Quando a equipe Brandex foi chamada, o desafio era diminuir o turn-over dos motoristas que, após 6 meses de casa, pioravam seus desempenhos até sua saída da empresa, dois meses depois. Porém, a questão era muito mais profunda do que os gestores imaginavam.

Após estudos e uma ampla pesquisa, diagnosticamos a falta de sintonia entre as equipes do office e "da estrada", concluindo que essa característica diminuía o sentimento de pertencimento a empresa já que os motoristas ficavam basicamente nas rodovias Brasil a fora. Não poderíamos aumentar o tempo de permanência deles no escritório, mas esse curto espaço de tempo deveria ter mais qualidade e decidimos estabelecer canais alternativos de comunicação regular com os motoristas.

Traçamos o perfil de comunicação e criamos o personagem "Motorista Responsa". O Motorista Responsa é uma simpatia e semanalmente participa via grupos de whatsapp e traz dicas de segurança, homenagens e aborda campanhas importantes. Assim, foi natural criarmos o Programa Motorista Responsa que estabeleceu 5 critérios de avaliação e, em modelo de ranking, os motoristas concorrem mensalmente a prêmios especiais de acordo com seu desempenho.


O programa deu tão certo que, além de cumprir o objetivo inicial de diminuição de turn-over, resultou em uma economia mensal de diesel de 75 mil reais no primeiro trimestre, diminuição de multas e avarias, e nenhum tombamento foi registrado.