Buscar
  • PEDRO REZENDE

Saiba gerenciar sua comunicação

Atualizado: 3 de dez. de 2019

O que exigir de uma empresa para trabalhar a sua marca e como.

Ecologia de Marca é uma ferramenta importante na gestão de marketing.

A propaganda e seus profissionais criaram uma espécie de aura em que os criativos são pessoas dotadas de talentos quase mágicos e que fazem maravilhas pelo seu negócio. E os bons fazem mesmo, essa que é a boa notícia. A má notícia é que vemos nesse mundo cada vez mais digital, aquelas mesmas promessas porém agora com muito mas informação e portanto muito mais confusão.


Cada segmento no marketing tem a sua importância, teorias e aplicações. Mas como cada técnica tem seus desdobramentos, é sempre melhor voltar ao que mais importa: a sua marca e o seu momento. Então, a partir do que foi feito até agora e nossos objetivos para  curto, médio e longo prazo, a empresa responsável por sua estratégia de comunicação deverá elencar o que deverá ser feito para que se alcance determinada meta que fará parte de um conjunto maior para alcançar o que se deseja ao cabo do período.


O difícil é que escritórios de design, agências de publicidade, empresas de mídias sociais, performance, marketing de conteúdo - todos afirmam ter as soluções para o problema de uma marca. O que nós orientamos amigos e clientes é que primeiramente façam uma boa leitura de sua marca antes de qualquer movimento - precisamos reposicionar, aumentar portifólio, expandir para outros mercados, aumentar as margens ou outros? Pois a abordagem do problema é tão importante quanto a sua solução.


Após feita essa análise, ou mesmo a contratação de um diagnóstico de marca por uma empresa especializada, o gestor deverá receber o Plano Diretor de Comunicação, que orientará os passos e ações para atingir os objetivos. Uma vez tendo a ciência do que somos, em qual momento de marca estamos e tendo o plano traçado, aí é a hora de pesquisar no mercado por empresas especialistas ou mesmo full-service para executar o planejamento.


A empresa contratada deverá apresentar claramente os resultados que pretendem ser alcançados, quais as métricas estabelecidas para as ações, o cronograma e estimativa de investimento a ser feito ao longo do período. Antes de qualquer contratação, avalie os cases dessas empresas, a sua história de mercado e peça avaliações dos seus clientes - e lembre-se: cada marca tem sua história, uma má estratégia pode destruir uma marca que levou anos para ser erguida.