Buscar
  • PEDRO REZENDE

Noi Low Carb

Atualizado: 3 de Dez de 2019

Os dois lados de um produto inovador.


A equipe Brandex coordenou a estratégia de lançamento do sucesso de vendas da cervejaria artesanal Noi.
Noi Low Carb

Nossa equipe teve o prazer de desenvolver a estratégia de marketing para o lançamento da primeira cerveja artesanal low carb do Brasil. A Noi tem em seu DNA inovação, hoje possui 17 receitas e mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, porém esse lançamento seria um desafio.

Primeiro, porque essa informação é audaciosa - uma cerveja, de qualidade reconhecida em uma versão low carb. Os cervejeiros torceriam o nariz, os nutricionistas ficariam alertas e nossos clientes duvidariam do sabor, afinal, por que não fizemos isso antes?

Foram 6 meses de planejamento, muitos testes, não só na comunicação, mas de produto. Tínhamos também o desafio de ser a primeira Noi em lata, a indústria fez um grande investimento em maquinário e nossa equipe foi a São Paulo acompanhar de perto cada detalhe do processo a fim de mantermos o resultado apresentado mais fiel possível.

Quando lançamos, no Reveillon, o sucesso foi imediato! Começamos com uma estratégia de teaser nas redes sociais antes do start da campanha de rua. Em três meses conseguimos ser a cerveja mais vendida da Noi e as interações e compartilhamentos foram incrivelmente intensos... Mas o sucesso tem o seu preço.

Com uma proposta tão inovadora quanto essa, as atenções se voltam para o produto e a marca de formas não previstas, e começaram a aparecer haters em nossa página que nunca tínhamos tido antes. A questão foi a seguinte, sabíamos que a cerveja tinha menos de 1 grama de carboidratos, porém não sabíamos exatamente o quanto e, por essa não ser uma informação obrigatória de rótulo e também não poderíamos adiar o lançamento, a cerveja foi sem essa informação - a verdade é que os institutos responsáveis precisaram de um prazo muito longo para aferir a quantidade corretamente, e nós não poderíamos perder o alto verão e nem o carnaval.

Já com o produto vendendo muito bem, nas redes sociais os comentários começaram a aparecer, cada vez mais e cada vez mais intensos. Contornamos da melhor maneira, porém as pessoas queria ter a informação que iria demorar pouco mais ainda. Durante esse período fomos trazendo conteúdos interessantes e já no segundo ciclo da campanha, nós percebemos que os próprias seguidores criaram a hashtag #essapode, em referência clara ao benefício central do produto.

Fizemos então o segundo ciclo da campanha em co-criação com nosso público e, assim que tivemos a informação dos institutos sobre a quantidade exata de carboidratos, colocamos o mestre-cervejeiro Guilherme Zanin para contar mais sobre o produto. Hoje o produto é um grande sucesso que participa da gôndolas de supermercados por todo o país.